IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
O IDH é uma ferramenta utilizada para medir a qualidade de vida
Muitas pessoas pensam que crescimento econômico é a mesma coisa que desenvolvimento humano. Errado! Na verdade, nem sempre esses dois fatores estão associados.
As medições de crescimento da economia procuram avaliar a riqueza gerada por um determinado país, mas não considera a qualidade de vida da população. Em razão disso, em 1990, foi criado o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para saber as transformações na qualidade de vida da população em todo o planeta.
O IDH (medido pelo Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) é um índice que varia de 0 a 1 e que leva em consideração a expectativa de vida da população, a taxa de mortalidade, os investimentos públicos em saúde e o nível de desigualdades. Ao todo, 177 países realizam essa medição, representando quase o mundo inteiro.
Observe a tabela abaixo que representa o IDH de alguns países do mundo e suas posições no ranking mundial.
O IDH de alguns países do mundo (dados de 2009)¹
O IDH de alguns países do mundo (dados de 2009)¹
Como podemos perceber, existe uma subdivisão que distingue os países com IDH alto, médio e baixo. O IDH de países que apresentam uma média acima de 0,8 é considerado alto, o IDH que está entre 0,5 e 0,79 é considerado médio e o IDH inferior a 0,5 é considerado baixo. O Brasil, pela primeira vez na história, encontra-se com um IDH considerado alto.
Observe na tabela também que, se desenvolvimento econômico significasse desenvolvimento humano, os Estados Unidos estariam em 1º lugar e não em 12º. A China, que é atualmente a segunda maior economia, não estaria em 81º, atrás inclusive do Brasil.
Portanto, às vezes, para um país, é mais necessário investir em qualidade de vida do que em economia.
______________________
¹ Fonte: VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.269.

No hay comentarios:

Publicar un comentario